COMO FUNCIONA
Todos os dias diversas pessoas nos perguntam “Como Funciona” para trabalhar legalmente nos Estados Unidos, é incrível!
Antes de aprofundar no assunto, você precisa saber que encaminhamos todos os brasileiros para os Estados Unidos por meio de uma categoria de visto Americano considerada “Non-Immigrant”, a categoria J1.
E que todos os brasileiros que foram aprovados no processo seletivo e viajaram, foram orientados desde o início até chegar em solo Americano (e monitorados durante todo o contrato).
Conheça alguns dos brasileiros que já chegaram lá
Veja exemplos de vagas
E agora você vai perceber como é simples Trabalhar nos Estados Unidos legalmente, por 1 ano com o visto J1, de categoria “Intern”, “Trainee” e “Manager in Training – MIT”, em Hotéis de Luxo e Restaurantes do Guia Michelin.
Veja como funciona por fases:
Fase 1: Análise de Currículo
Fase 2: Entrevista e teste de Inglês (nacional)
Fase 3: Inscrição e coleta de documentos
Fase 4: Apresentação profissional e cadastro no Portal
Fase 5: Análise de perfil com parceiro documental
Fase 6: Validação do Currículo do candidato
Fase 7: Envio de vagas ao candidato
Fase 8: Entrevista com empregador ou encaminhamento
Fase 9: Aguardar documentos para solicitar o visto
Fase 10: Entrevista de visto no consulado Americano
Fase 11: Últimos preparativos para a viagem
Fase 12: Começa a Jornada nos States!
RESUMINDO CADA FASE:
Fase 1: Elegibilidade (análise de CV) e pré-seleção
Nessa fase, é avaliada detalhadamente a elegibilidade para o visto Americano, veja a seguir as 4 formas mais comuns de ser elegível:
1 – Ser Estudante de cursos superiores presenciais ou EAD (Bacharelado ou Tecnólogo) reconhecidos pelo MEC de Gastronomia, Hotelaria, Turismo, Eventos ou *Administração de uma instituição de fora dos Estados Unidos e com o mínimo de um semestre cursado de teoria;
ou
2 – Profissionais graduados em menos de 1 ano em uma das áreas acima;
ou
3 – Profissionais graduados há mais de 1 ano em uma das áreas acima que possam comprovar no mínimo 1 ano de experiência recente diretamente relacionada a Gastronomia ou Hotelaria fora dos Estados Unidos;
ou
4 – Profissionais sem graduação nas áreas desejadas mas que possam comprovar através de declarações ou cartas de referência no mínimo cinco anos de experiência recente e relevante em Hotéis, Restaurantes ou Navios fora dos Estados Unidos (como por exemplo recepcionistas, cozinheiros, confeiteiros, chefs de cozinha, garçons etc).
E também:
– Ter mais de 18 anos (não há limite de idade, mas profissionais muito experientes podem ser considerados como “overqualified” e desclassificados na primeira fase, é preciso analisar o histórico completo do profissional para identificar)
– Possuir Inglês compatível com o cargo de interesse
*Estudantes de Administração precisam concluir dois semestres do curso para participar e podem aplicar para vagas de Front Office (Recepção) apenas.
*Regras especiais podem se aplicar para Estudantes de Gastronomia, como a necessidade de comprovar experiência prévia em cozinha ou confeitaria, por exemplo.
*Todos estão sujeitos a mais de uma verificação detalhada de elegibilidade e o preenchimento do perfil acima não garante a aprovação na nossa seleção particular.
Fase 2: Seleção, teste de Inglês e entrevista
A pré-entrevista serve para conhecer seus objetivos e testar o seu Inglês. Nesse momento são abordados itens como região de interesse, empresas de interesse e departamento de interesse, para que seja possível apresentar as vagas que mais se aproximam do seu perfil.
As posições oferecidas nos EUA são:
Culinary – Cozinha (diversos níveis)
Pastry – Confeitaria (diversos níveis)
Rooms Division – Recepção (Check-in / Check-out), Reservas, Auditoria Noturna, Concierge, Atendimento ao Hóspede e Governança (Housekeeping Supervisor)
Front Office – Recepção (Check-in / Check-out), Reservas, Auditoria Noturna, Concierge e Atendimento ao Hóspede
Food and Beverage – Mestre Churrasqueiro, Passador de Carnes, Assistente de Garçom, Garçom/Garçonete, Host/Hostess, Serviço de Quarto, Barista e Atendente de Piscina e Praia
Housekeeping – Supervisor de Limpeza, Supervisor de Andares (Housekeeping Supervisor)
Events – Auxiliar de Eventos
Marketing and Sales – Auxiliar de Marketing e Vendas
Human Resources – Auxiliar de Recursos Humanos
Accounting and Finance – Auxiliar Administrativo
Bartender – Assistente de Bartender, Bartender e Mixologista
Sommelier – Sommelier
*Há possibilidades de “cross-training” (trabalhar em mais de um departamento ao longo do ano)
*Há posições de supervisão dentro de alguns departamentos
*Há também posições de MIT – Manager In Training (nos departamentos de Culinary, Rooms Division e Food and Beverage)
*Salários geralmente variam de U$ 1920 a U$ 6000 mensais
*Carga horária média de 32-40 horas semanais (com real possibilidade de horas-extras, nesses casos, as empresas pagam cerca de 50% a mais do que a hora normal)
Fase 3: Inscrição e coleta de documentos
Nesa fase você precisa concordar com os termos e condições e apresentar os documentos que comprovam as informações que estão no seu Currículo, como por exemplo o Atestado de Matrícula se estiver na faculdade, o Diploma se tiver concluído o curso superior, as cartas de referência para comprovar tempo de experiência e iniciar o pedido de passaporte se for preciso.
Fase 4: Apresentação profissional e cadastro no Portal
A criação de sua apresentação para os empregadores Americanos segue um padrão de Currículo, com um toque especial que faz a diferença. Você recebe o modelo para criar seu Currículo em Inglês, com uma foto profissional e também dicas para criar um Video Resume. Após concluir sua apresentação, seu perfil será revisado.
Fase 5: Análise de perfil com parceiro documental
Nessa etapa, você terá uma conversa 100% em Inglês com um de nossos parceiros internacionais, o objetivo dessa entrevista é de verificar suas reais intenções com relação ao programa. Entretando, em alguns casos, você pode dar a sorte dessa fase ser substituída por uma simples análise de perfil em vídeo apenas.
Fase 6: Validação do Currículo do candidato
Após a aprovação, mais documentos serão solicitados para que quando um empregador Americano decida te contratar, esteja tudo em dia para iniciar o processo documental para solicitar o visto imediatamente.
Fase 7: Envio de vagas ao candidato
Agora você receberá a lista das empresas contratantes e poderá apontar até 3 vagas por ordem de preferência em que gostaria de aplicar, para que seu Currículo seja apresentado diretamente para essas empresas por nossa equipe.
Fase 8: Entrevista com empregador ou encaminhamento
Quando você recebe o primeiro convite para entrevista, enviamos os detalhes de agendamento, como data, horário local (informações sobre como calcular o fuso horário correto para evitar desencontro) e dicas para atender as entrevistas com informações de valor sobre comportamento e ambiente para potencializar o seu aproveitamento.
Em alguns casos, você também pode receber um convite para uma simulação, uma espécie de “warm up”, um pouco antes da entrevista oficial em Inglês, para que seja possível analisar seu desempenho, te oferecer um feedback real e dar dicas importantes para a entrevista oficial.
Os Brasileiros aprovados em nosso processo seletivo geralmente passam na primeira entrevista internacional.
Fase 9: Aguardar documentos para solicitar o visto
Ao garantir a sua vaga e receber a confirmação do empregador, iniciamos a parte burocrática dos documentos Americanos que você vai precisar apresentar no consulado para solicitar o seu visto, isso é com a gente.
E quanto ao investimento no processo, saiba que ele cobre o pacote de documentos que compreende colocação internacional, documentação legal obtida com o Departamento de Estado Americano para apresentar no consulado, o Plano de Treinamento do programa, o seguro de saúde obrigatório para emergências e outras taxas administrativas internacionais.
Vale lembrar que a Viaje Com Emprego é uma empresa de recrutamento e seleção e não recebe nenhum pagamento direto dos candidatos selecionados, todos os pagamentos relacionados ao processo seletivo, documentos, taxas internacionais e suporte são feitos para empresas Americanas e Governo Americano.
Sua documentação é gerada em conjunto entre a empresa contratante (host company), um parceiro documental e o Departamento de Estado Americano. Ao ser concluída, você receberá via email uma cópia do seu plano de estágio ou trainee (DS-7002) via e-mail e o DS-2019 para apresentar junto com seu passaporte e demais documentos no consulado.
Sem esses documentos, você não viaja.
Fase 10: Entrevista de visto no consulado Americano
Ao confirmar o recebimento de seus documentos, você poderá agendar a sua entrevista no consulado mais viável.
Esses documentos são rastreados e informaremos você sobre a data prevista para o recebimento de modo a dar início na próxima etapa.
Fase 11: Últimos preparativos para a viagem
Chegamos na etapa mais excitante do processo de planejamento, visto aprovado e com um friozinho na barriga, chegou a hora de você comprar a sua passagem aérea, fazer quantas festas de despedida quiser com seus amigos e familiares e partir rumo a América!
Penso que esteja se perguntando “como funciona” a questão da moradia, e sobre isso, existem 3 cenários que devem ser considerados:
1 – Empresas em áreas isoladas, como resorts nas montanhas ou praias, geralmente oferecem a moradia aos funcionários e podem descontar uma pequena parcela do salário para cobrir as despesas de manutenção da mesma ou não;
2 – Empresas em grandes centros em alguns casos oferecem de 1 a 4 semanas de acomodação no hotel ou alojamento quando o contratado chega na cidade, para que encontre um lugar para morar ou roommates (sujeito à disponibilidade);
3 – E empresas que não oferecem moradia, nesses casos damos dicas e indicamos aplicativos de pesquisa de quartos, apts e roommates.
Fase 11 – Começa sua Jornada nos States
Essa parte, deixamos para você escrever.
Veja exemplos de Job Offers
O valor do investimento em documentos possui algumas variações que podem ser de acordo com o perfil, departamento e empresa, por isso, para que possamos apresentar o planejamento detalhado e exclusivo para você, cadastre-se no botão acima e aguarde contato ou envie seu Currículo para contato@viajecomemprego.com.br